A história da Vinícola Don Abel começa em 1999, quando o terreno para os vinhedos próprios, localizado em David Canabarro, começou a ser preparado para o plantio e as primeiras remessas de mudas dos varietais Cabernet Sauvignon e Merlot foram importadas da França. Durante os primeiros quatro anos, a dedicação voltou-se fundamentalmente para o cultivo e produção de uvas finas em terreno totalmente apropriado para este fim (800m de altitude, excelentes condições de solo e clima, etc.). Mas em meados de 2003 e início de 2004, a segunda etapa do projeto começou a ser construída. Neste período, o prédio da Vinícola, localizada em Casca, começou a ganhar forma e os primeiros vinhos começaram a ser elaborados.
Após a inauguração, realizada efetivamente em agosto de 2005, os vinhos começaram a ganhar destaque Brasil afora e, com isso, vieram também o prestígio da mídia e do mercado. Este rápido reconhecimento se deu por meio de prêmios e medalhas de ouro em importantes concursos nacionais e internacionais, além da visibilidade em revistas e sites do meio.
Sentiu-se então a necessidade de ampliação para acompanhar o crescimento do empreendimento. Em 2007, outra grande obra começa a ser projetada: a construção de uma cave subterrânea, uma área para gastronomia e eventos e a loja voltada para o varejo, que ocupam 700m² no total. Para aliar dois prazeres do ser humano em um só lugar, a área antes destinada para gastronomia e eventos é, desde 2010, a Pizzaria e Galeteria Don Vinho e Gastronomia, que contempla toda a região (que envolve as cidades de Nova Prata até Passo Fundo).
Em 2013, houve uma modernização nas máquinas e equipamentos, juntamente com uma reforma na estrutura inicial da Vinícola, para deixar o ambiente ainda mais favorável para a produção de vinhos “Premium”. O nome “Don Abel” é uma homenagem ao avô de um dos fundadores da Vinícola, Abel de Bastiani, neto de imigrantes italianos, que fazia do vinho sua bebida de todos os dias.
A Vinícola Don Abel é hoje considerada uma vinícola boutique, ou seja, limita sua produção anual a poucas garrafas com vinhos complexos e de altíssima qualidade. Além disso, sua estrutura é ideal para o turismo, já que, além do restaurante de culinária italiana (herança familiar), a Vinícola conta com Visitação, Cursos de Degustação, área para crianças e uma bela arquitetura de tijolos a vista.